quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O que é a Escoliose Infantil idiopática?...

   Certo dia de manhã, no mês de julho, se não me engano, na televisão, num dos noticiários da manhã, como se comemorava o dia da Prevenção da Escoliose Infantil, um médico da especialidade foi entrevistado sobre este assunto. Eu ainda estava a dormir, vi depois gravado, mas os meus pais assistiram em direto. Eles ficaram impressionados com o que ouviram pois o relato do médico parecia que estava a ser feito a partir da minha situação concreta:
   - Acontece às meninas com onze/doze anos e manifesta-se de um dia para o outro. Geralmente, torna-se visível para os pais, por exemplo, na praia, quando veem as filhas de costas e logo detetam uma má postura... Três a quatro por cento das meninas apresentam escoliose, mas apenas um por cento necessita de intervenção cirúrgica. É idiopática, mas diante dos estudos já feitos, aponta-se que este problema tenha origem genética, não necessariamente direta, ou seja, não passará dos pais para os filhos, pode, sim, vir de uma geração mais anterior...
   E, resumidamente, foram estas as palavras do doutor. Claro que custou ouvir que apenas um por cento destas situações precisam de cirurgia... Ainda bem, mas para quem não precisa..., para mim, que me vejo na situação em que me encontro, é caso para dizer: "Tenho mesmo azar..."
   A vida continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário