domingo, 25 de setembro de 2016

O meu Livro...

     Olá!

    Como todos vocês sabem, continuo a escrever e a publicar neste nosso blogue porque a escrita ajudou-me muito nos momentos maus que fui vivendo nos últimos tempos. Confesso-vos que houve momentos em que não queria escrever, mas a minha mãe encorajava-me e, juntas, sentávamo-nos em frente ao computador e lá surgia mais um texto. Tem sido um trabalho a "duas mãos", ou seja, tudo o que eu escrevo a minha mãe lê e, sempre que foi necessário, ela alterou a construção frásica de forma a apresentar um discurso escrito bem articulado. Nos piores momentos que vivi, eu conseguia só apresentar tópicos ou frases sem grande cuidado... No entanto, a minha mãe logo me auxiliava e preparava o discurso para eu poder publicar. Antes de publicar, eu lia atentamente o texto e verificava se era assim que eu queria que ficasse.

    Tem sido uma parceria muito feliz e é precisamente esta felicidade que queremos partilhar com todos... Assim, muito em breve sairá o nosso livro. Para todos vocês poderem acompanhar desde já o desenvolvimento deste nosso Projeto, deixo-vos aqui o endereço da Página no Facebook do livro:

                                        www.facebook.com/LivroEscolioseInfantil

    Deixem-me pedir-vos um favor: Gostem da Página e Partilhem com os vossos Amigos.

    Estou lá à vossa espera...

         Beijinhos!

Treinos e lesão...

     Olá!

     Sempre com muita vontade de superar todos os obstáculos, tentei fazer tudo o que os meus colegas faziam. Continuei a ficar atrás, mas fui fazendo...
     Um dia cheguei a casa e queixei-me com dores num joelho. Como às vezes fico muito dorida e acabo por sentir uma dor ou outra em várias partes do corpo, os meus pais logo disseram que provavelmente seria mais uma dessas situações. Nos dias a seguir continuei a fazer os treinos e a dor continuava lá instalada, a chatear-me. Na quarta-feira dei comigo quase a arrastar a perna, tais eram as dores que sentia. Perante tal quadro, os meus pais acharam melhor levar-me ao médico. E, então, voltou a repetir-se um capítulo já vivido. Fui ao Hospital, a uma consulta de Urgência. Olhem só a coincidência: a médica que me atendeu nesta consulta foi a mesma que me tinha recebido aquando da consulta de urgência para a coluna (quando os meus pais viram que a minha coluna estava torta...). Depois de examinar o meu joelho, remeteu a situação para o seu colega de ortopedia e pediu um Rx.
     Lá fui outra vez ao serviço de radiologia, ao serviço que eu conheço tão bem... A única coisa que mudou foi que tive de me deitar para fazer o exame pedido (os exames à coluna são sempre feitos em pé...). Feito o Rx, dirigi-me para a consulta de ortopedia. E quem é que encontrei aqui? O médico que me passou ao Doutor que me pôs a coluna direita. Pois é, foi mesmo esse médico e quando ele viu os meus dados no computador,  lembrou-se de mim e da consulta que me fizera em julho de 2014. Quis saber pormenores  e ficou muito satisfeito com o resultado final, elogiando o trabalho que o seu colega me tinha feito na coluna. Quanto ao joelho, examinou, viu o Rx e disse que eu tinha uma lesão num tendão do joelho.
     Tratamento: anti-inflamatório e uns emplastros para colocar sobre o joelho. Quanto aos treinos, teriam de parar durante duas a três semanas, incluindo a natação.
     Passou o atestado, em duplicado, para ser entregue na Escola, pois não podia fazer as aulas de Educação Física e no Clube de Natação.
     Fiquei muito triste, eu preciso de treinar para melhorar os meus tempos, eu quero participar nas provas desta época...

sábado, 24 de setembro de 2016

Treinos intensivos... Novo ano escolar

    Olá, Queridos Leitores!

    Pelo aumento de visualizações que houve esta semana, calculo que tenha novos leitores. Se assim for, sejam bem-vindos! Se quiserem colocar alguma questão ou fazer apenas um comentário, podem e devem fazê-lo.

     Mais uma semana que passou. O tempo continuou quente, convidativo para umas belas tardes de praia... Era bom, era! Mas não podia ser...
     Com setembro a caminhar para o seu fim é já sinónimo de aulas que, por sua vez, implica cumprir horários, realização de pequenos trabalhos, enfim, mais um ano escolar que já começou. A minha turma é praticamente a mesma, com a vantagem de estar mais pequena. Alguns colegas não transitaram para o 8º ano, outros mudaram de escola e entraram quatro alunos novos. A minha nova turma tem vinte e dois alunos e é uma turma sossegada. Tenho, também, alguns professores novos; o diretor de turma não é o mesmo do ano passado, atualmente é o professor de Educação Física.
     Nos treinos, continuei a dar o máximo que podia e, se calhar, abusei um bocadinho. Nunca gostei de ficar atrás de ninguém, mas claro que agora me encontro atrás de muitos colegas, afinal acabou por ser um ano inteirinho sem os treinos que ajudam o atleta a melhorar o seu desempenho e muito. Tendo autorização do Doutor para treinar sem restrições, puxei muito por mim... Mesmo na parte dos treinos "secos" - já sabem o que quero dizer com isto, ginástica fora de água... -, dei o máximo de mim para não me distanciar dos outros atletas. Tenho ainda um longo caminho para percorrer até conseguir atingir o nível que apresentaria se não tivesse passado pela dura batalha em que tive de enfrentar uma dura escoliose...

     Continua...

domingo, 18 de setembro de 2016

Um ano após a cirurgia - Escoliose Infantil - O Livro...

18 de setembro de 2015 e 2016

     E faz hoje precisamente um ano que tive de viver e vencer uma dura batalha que se colocou no meu caminho: cirurgia à coluna para corrigir uma escoliose muito teimosa que decidiu instalar-se para me chatear um bom bocado.
     Hoje de manhã ri com os meus pais... Todos lembramos que fazia um ano, mas quando se faz anos é para dar e receber os parabéns... Demos connosco a pensar, rindo, se eu estava efetivamente de parabéns ou estaria perante outra coisa qualquer. Acabamos por ficar com a tese dos parabéns pois a cirurgia acabou por constituir o presente que eu recebi no dia 18 de setembro de 2015. Claro que neste dia nenhum de nós encarou isto como um presente, mas mais como um momento muito complicado das nossas vidas. Eu iria ser submetida a uma cirurgia muito complicada e difícil, todos sabíamos, daí ter existido muito medo e sofrimento.
     No entanto, tudo correu bem, o meu querido Doutor pôs a minha coluna no sítio devido, no local donde nunca deveria ter saído. Não tenho palavras para agradecer a todos aqueles que de mim cuidaram e continuam a cuidar, sempre com muito profissionalismo e ternura. Muito obrigada!...
     Lembro de ter escrito que a minha vida desde que me foi diagnosticada a escoliose, dava um filme... Pois bem, Queridos Leitores, um filme até daria, mas por agora vai dar um livro. Pois é, esta é a prenda que vos quero trazer neste dia especial:
   
      vai mesmo ser publicado um livro com a minha história. Logo que tenha a data de lançamento, direi aqui!

     Estou muito feliz com esta novidade que vos acabei de contar. Espero que tenham gostado...

sábado, 17 de setembro de 2016

A minha nova Vida - continuação!


    Estava mesmo muito curiosa, queria muito saber o que os meus treinadores tinham dito. E posso explicar-vos porquê? Eu pensava que logo naquele treino eles poderiam pedir-me para dar o salto... E isto não podia ser! Eu sabia que não estava preparada para o fazer, por isso não queria fazê-lo já, sentia que precisava de algum tempo para me preparar, psicologicamente, para mais uma grande aventura nesta minha vida... Resumindo e concluindo: queria muito saltar, mas ainda não estava preparada.
    Quando estava a ter esta conversa com os meus pais, o treino já tinha acontecido e, claro, os meus treinadores não me pediram para dar o salto. Os meus pais disseram, então, que o Treinador tinha mostrado muita compreensão perante a minha situação e que foi ele mesmo que disse que me iriam preparar para dar, novamente, o salto para a piscina. Os meus pais confidenciaram-lhe que me tinham sentido um pouco receosa quanto a isso, mas ele tranquilizou-os. Mesmo a minha mãe que, como já sabem, é muito receosa e está a sempre a pensar no que pode acontecer, estava tranquila. Os meus pais sentiram que os meus treinadores sabiam o que estavam a fazer e isso deixou-nos, a todos, muito tranquilos.
    Antes do início do treino desse dia nove de setembro, o meu Treinador falou com toda a equipa, contando a novidade sobre mim: que tinha tido alta para a prática de natação, após uma grande cirurgia à coluna. Todos bateram palmas... Gostei muito deste gesto e fiquei muito sensibilizada!

A minha semana: vida nova!

    Olá, queridos Leitores!

    Espero que todos tenham tido uma ótima semana. Esta semana de setembro presenciou uma grande viragem na minha vida, depois de um ano à espera daquelas palavras mágicas que me permitiriam voltar à minha vida normal. Passado uma semana, confesso, hoje, que depois de ter ouvido o Sr. Doutor a dizer que eu já podia dar o salto para a piscina e fazer as viragens, fiquei um bocadinho assustada e até receosa... Há um ano que não faço estes passos próprios da natação e isso deixou-me a pensar, agora que já tinha a autorização para o fazer, se iria conseguir fazê-lo.
     Ainda na consulta, a minha mãe perguntou ao Doutor se não havia mesmo nenhum problema com aquilo que eu ia passar a fazer - a minha mãe estava com muito medo e fazia-lhe muita impressão eu voltar a dar as cambalhotas nas viragens, mas, principalmente, saltar para a piscina. O Doutor disse que não havia problema, estava tudo bem. Senti que a minha mãe ficou um pouco, ou melhor, muito preocupada.
    A seguir à consulta, os meus pais foram levar-me ao treino e falaram com os meus treinadores. Estes sabiam que eu tinha consulta nesse dia e queriam saber o resultado da mesma. Não assisti a esta conversa, mas quando cheguei a casa, perguntei logo aos meus pais como é que tinha corrido e o que é que foi dito. Fiquei a saber que inicialmente falaram só com um dos treinadores e, quando já iam a sair das instalações do clube, encontraram-se com o outro treinador, a quem contaram, também, a novidade.

domingo, 11 de setembro de 2016

9 de setembro - a consulta

    Hoje, dia 11 de setembro, acordei um pouco mais cedo do que o costume. Dormi muito bem e acordei muito bem disposta. Tal como faço sempre antes de me levantar, espreitei as redes sociais para me inteirar sobre as últimas novidades. Faço isto no Ipad, deitada na minha bela caminha.
    Presumo que estejam curiosos quanto ao resultado da minha consulta. Então aqui vai:

    Quando cheguei ao hospital, como já é costume, fui tirar o RX. Foi rápido o atendimento. Depois de me dizerem que estava tudo bem com o exame, dirigi-me, juntamente com os meus pais, para o consultório do Doutor. Não demorou muito até estarmos junto do Doutor que já tinha diante de si, no computador, o meu RX. Perguntou-me como é que eu estava. "Bem", respondi eu. De seguida, observou-me e disse que estava tudo bem.
    Chegado o momento de saber como é que seria com a natação daí para a frente, eis que ouço as tão desejadas palavras mágicas:

    - Já podes saltar e dar as cambalhotas...

sábado, 10 de setembro de 2016

Refletindo sobre a consulta do dia 9 de setembro

    Olá!
    Este texto escrevi na noite do dia 8...

    Amanhã, dia 9 de setembro de 2016, será mais um grande dia: o dia da consulta em que poderei ouvir as palavras que tanto anseio - autorização para voltar à natação de competição.
    Hoje tive mais um treino intensivo, primeiro o de condição física e depois na piscina. Quando me preparei para ir para a piscina, vesti o fato de banho cor de rosa que podem ver na fotografia que mostro a seguir. Estes fatos de banho comprei-os esta semana e quero muito usá-los nos próximos treinos, fazendo tudo o que os meus colegas fazem. Como já tenho 13 anos, já sou Juvenil B, por isso os treinos são muito mais intensivos. Sei que não estou ao nível dos meus colegas e que terei de trabalhar muito para chegar ao nível deles, mas estou preparada. Para começar esta minha nova fase, preciso primeiro de ouvir, amanhã, o Doutor a dizer que estou bem e que posso retomar a competição.
    Tenho falado com os meus pais sobre isto e disse-lhes que não consigo sentir nenhuma previsão do que irá acontecer na consulta... Sabem, aquela coisa de sentir o que vai acontecer... Não sei o que vou ouvir, contudo sei o que quero muito ouvir!
    Bem, vou preparar-me para dormir pois amanhã é um Grande Dia...



quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Preparação física...

    Olá!
    Depois de uns dias muito, muito quentes, com temperaturas na ordem dos 40 graus, eis que hoje a temperatura já está mais suave. Confesso que já estava cansada daquelas temperaturas altíssimas.
    Ontem, dia sete de setembro, tive mais uma consulta de ortodontia para fazer a revisão mensal ao meu aparelho. Continuo a contar os meses que ainda me faltam para deixar de ter o sorriso metálico que tenho apresentado no último ano. Sei que tenho de continuar com o aparelho, mas também é verdade que já sonho com o dia em que vou deixar de o ter. Há dias em que me incomoda um bocado. Mas sei que tenho de aguentar e também sei que ele está a fazer bem o seu trabalho, pois a minha boca já não é nada daquilo que era... Os dentes estão a posicionar-se no sítio onde deveriam ter estado sempre.
    Nos últimos dois dias também tive treino, tanto na água como em terra. Passo a explicar: antes de entrar na piscina tenho de fazer um treino "seco", mas só é seco nos primeiros instantes porque rapidamente começava a transpiração a molhar o equipamento seco. Anteontem, este treino foi feito no interior das instalações da piscina, o de ontem realizou-se num parque com ótimas condições para a prática de exercícios. Um dos exercícios é correr e, com muita pena minha, eu não consigo acompanhar os meus colegas, falta-me a velocidade...
    Quando chega o momento de entrar na piscina, sinto-me maravilhosamente bem! Continuo a escrever "entrar na piscina" e não "mergulhar"... Como bem sabem, continuo com o treino condicionado, na próxima consulta - falta muito pouco - ficarei a saber o que me espera nos próximos tempos...
    Estando já com treinos diários, claro que o corpo "reclamou", senti dores nas articulações e nos músculos. Custa um bocadinho, mas acaba por saber bem pois é sinal de que tudo está a funcionar bem...

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Escola, época desportiva...

    Olá!

    Mesmo continuando muito preguiçosa, já estou a preparar as coisas para mais um ano letivo. Já tenho os meus manuais e todo o material escolar necessário para mais um ano de trabalho. Quanto aos manuais, já deu para perceber que tenho muita matéria para estudar. Mas fá-lo-ei com todo o gosto porque eu gosto de aprender coisas novas e, com treze anos, o meu trabalho é este: estudar para, no futuro, poder ter uma boa profissão, fazer aquilo que gosto, ou melhor, que hei de gostar... Se há algum tempo atrás eu sabia dizer o que queria ser no futuro, hoje já não posso dizer o mesmo. Neste momento não sou capaz de afirmar "Quando for grande serei...". Aliás, dizer até posso dizer, no entanto digo da forma como acabei de escrever no final da frase, com reticências. Estas reticências só conseguirei substitui-las no futuro, neste momento estou naquela fase em que quero ser muita coisa, e isso já sei que é impossível.
    Quanto à minha época desportiva, pois bem, começou ontem, 5 de setembro de 2016. Primeiro foi feita uma breve avaliação física e depois fui correr. Estava um calor infernal, mas tinha de ser, o descanso "já era"... Quando cheguei a casa, estava completamente de rastos e cheia de sede. Corri muito e senti-me muito bem. À noite, quando me deitei, sentia-me dorida.
    Hoje de manhã, quando me levantei senti os músculos das pernas doridos, mas agora já estou melhor.
    Está na hora de mais um treino, hoje também vou para a piscina!
   Até breve!

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Início de setembro de 2016

    Olá, Queridos Leitores!

    Peço desculpa pela minha ausência, mas reconheço que tenho andado muito preguiçosa. No início da semana pensei em vir até aqui para escrever, mas novamente a preguiça falou mais alto e então pensei: escrevo no dia 1 de setembro, dia do meu aniversário. Pois é, ontem fiz treze anos, mas o dia foi tão intenso que não tive oportunidade de me sentar em frente ao computador para escrever.
    Sempre que chega o meu dia de aniversário eu fico muito eufórica porque eu adoro fazer anos, receber prendas, ouvir o cântico dos Parabéns, trincar as velas no fim e pedir o desejo, enfim, tudo o que faz parte deste grande dia. E, assim, já tenho treze aninhos... Estou mesmo crescida!
    O meu dia de aniversário assinala também o aproximar do fim das férias escolares. Nas lojas já podemos encontrar o regresso às aulas... Admito que me custa um bocadinho olhar para os cadernos, canetas, lápis, enfim, todo o material escolar que por lá há. Parece que foi ontem que comecei as férias... Ai, ai, ai... Lá está a preguiça a falar mais alto! Sabendo que as aulas já estão aí "à porta", tenho aproveitado bem as manhãs para descansar na minha confortável caminha. Algumas das tardes tenho aproveitado para fazer caminhadas, ir à praia, apanhar Pókemons... Aliás, desde que instalei o jogo Pókemon Go que me tenho divertido muito e "puxa" por mim para andar. Os meus pais já andavam a alertar-me para o facto de estar muito parada... Assim, para além de me divertir com o jogo, passei a andar mais!
    Quanto à minha coluna, não há novidades, tenho-me sentido bem. Daqui a dias tenho a consulta e aí, sim, espero ouvir boas notícias para depois vos contar...
    Fiquem bem!