domingo, 24 de julho de 2016

dez meses depois da cirurgia - Escoliose

   Olá!

   Dia vinte e dois de julho, mais uma semana quente que chega ao fim. No dia dezoito lembrei o dia da cirurgia, o dia em que a minha coluna ficou direita. Dez meses... É muito tempo, mas até está a passar depressa! E quero que continue a passar  depressa, para rapidamente chegar o dia da consulta.
   Entretanto, continuo a treinar. Eu gosto mesmo muito de nadar, a melhor parte do dia é quando se aproxima a hora de me arranjar para ir para a piscina. Lá, vestir o meu fato de banho, pôr a touca, não esquecendo de colocar o tampão no ouvido direito (continuo a não poder deixar entrar uma gota que seja neste ouvido, pois se isto acontecer é otite certa...) e, finalmente, os óculos, é maravilhoso! Mesmo estando a nadar com as restrições que já conhecem, na água é que eu estou bem. Na água da piscina, claro, pois o mar não é muito a minha onda.
   O treinador, às vezes, marca o tempo que faço... Apesar de melhorar um bocadinho todos os dias, ainda estou longe do meu melhor, mas não desisto, eu chego lá! Custa-me um bocadinho sentir que estou a dar o meu máximo e os tempos não melhoram... Sei que tenho um longo caminho pela frente e estou preparada para ele!

   Bom fim de semana!

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Eu e natação

   Olá!
   Desculpem esta minha curta ausência, mas a semana passada foi muito difícil para mim. Foi a semana da preparação final para o Campeonato Nacional de Natação. Tentei ser forte, mas não consegui. A tristeza foi aumentando e ouvir os meus colegas a falar sobre o fim de semana que se aproximava, deitou-me completamente abaixo. O sofrimento foi tanto que tive de desabafar com a minha mãe, e chorei.
   - Eu também queria ir!
   Foi a única frase que consegui dizer e não foi preciso dizer mais nada para a minha mãe perceber a minha tristeza. Logo ela me acalmou e disse-me que já tinha sentido que eu andava triste e que já estava à espera daquela reação. Falamos e eu acalmei. Nos últimos dias da semana não fui aos treinos... Foi melhor assim!
   O fim de semana chegou e com ele o Campeonato. Acompanhei as provas pela net e fiquei a torcer pelos meus colegas de equipa. Quando tudo acabou, senti-me mais leve e comecei a imaginar como será no próximo ano, neste campeonato... Eu quero muito estar lá!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Portugal - campeão europeu

   Viva Portugal!
   Devido ao grande acontecimento de ontem e que hoje se continua a viver, tinha mesmo de começar este post com uma sentida saudação à nossa seleção! Não aprecio muito esta modalidade, nem percebo grande coisa. Como nos últimos tempos este assunto era o assunto do dia, tantas coisas ouvi que posso dizer que já percebo alguma coisa. O meu pai adora futebol, então também ele me foi esclarecendo algumas dúvidas!
   A lesão do Cristiano Ronaldo foi, para mim, um dos momentos mais marcantes do espetáculo. Ele tinha tudo para fazer um "brilharete" neste jogo, mas a lesão acabou por afastá-lo da final. Longe de mim equiparar-me a este fenómeno do desporto, mas naquele momento triste consegui sentir a dor que ele sentiu quando teve de ser substituído. Ele ainda tentou aguentar, mas as dores deviam ser insuportáveis. Abandonou o jogo, mas não saiu do campo, ficou a motivar e a incentivar os colegas de equipa para não baixarem os braços...
   Quase dez meses após a minha cirurgia, eu continuo a aguardar a autorização médica para voltar ao meu "campo" cheio de água... Muitas provas aconteceram durante esta época e, em cada uma delas, eu senti uma dor do tamanho do mundo, custa muito, mas mesmo muito, não se poder fazer aquilo que nos faz feliz! Sempre que vi as convocatórias, uma grande tristeza chegava... Os meus pais logo percebiam isto mesmo e, como sempre, lá estiveram eles a apoiar-me e a dizer aquilo que eu sei: "primeiro tens de recuperar da cirurgia para depois poderes dar o máximo naquilo que gostas de fazer!".
   Ontem saiu a convocatória para o Campeonato Nacional de Infantis, os meus colegas de equipa estão lá, eu não...

domingo, 10 de julho de 2016

Primeira semana de julho

   Olá!
   Depois de um mês de junho repleto de verão, eis que fomos brindados com uma semana primaveril, onde em alguns locais chegou a parecer mesmo inverno. Este tempo anda realmente maluco...
Esta semana, para além da natação, tive de fazer também preparação física. Não pude fazer tudo o que os meus colegas fizeram, pois a minha nova coluna não permite alguns exercícios que exijam dela, por exemplo, impacto ou enrolamentos. Quando chegava a hora destes exercícios, o treinador apresentava-me outros alternativos. Assim, consegui acompanhar todo o grupo no que toca a exercitar o corpo fora de água. Mas, claro, quando chegou a hora de entrar na água, aí sim, estava no meu paraíso. Continuo a não poder mergulhar do bloco, assim continuo a entrar na água através do acesso das escadas.
   Treinei todos os dias e de forma intensiva. No próximo fim de semana é o Campeonato Nacional e eu não vou poder ir. Mas, olhando para trás, parece que ainda foi ontem que participei neste Campeonato, e já passou um ano! Já nessa altura eu sabia que iria enfrentar uma batalha bastante difícil na minha curta vida... O mais certo seria a cirurgia para ficar sem a escoliose idiopática que me tinha aparecido! Pois é, e também já está quase um ano passado sobre o dia em que ganhei uma coluna nova!...
   Voltando aos treinos desta semana: fiquei com muitas dores musculares, doía-me tudo... Passei a semana a dizer "Ai, dói-me aqui!", "Custa-me tanto mexer as pernas!", entre outros desabafos. Contudo, quando chegava a hora do treino, eu estava mais que pronta para treinar. Eu gosto mesmo disto...

   Agora, vou preparar-me para apoiar a Nossa Seleção! Viva Portugal!!!

                                                            Bjs

sábado, 9 de julho de 2016

Pautas de avaliação

   Olá!
   E com este post ficará encerrado o mês de junho de 2016 e, a partir daqui, iremos estar praticamente em direto, isto é, irei partilhar com vocês o meu dia a dia, dando conta da minha evolução em termos de saúde e contando o que vou fazendo.
   Terminado o ano letivo, chegaram aqueles dias que antecedem a afixação das pautas de avaliação. Eu sabia que as avaliações seriam boas, mas queria vê-las... Fomos uma tarde até à escola, em princípio as notas sairiam nesse dia. Mas não, o Porteiro disse-nos que ainda não tinham saído, só no dia seguinte. Fiquei um pouco desanimada, apetecia-me ver as notas naquele momento. Paciência!
   Na manhã seguinte, lá estavam as pautas. Subi ao "Pódio", o meu esforço e dedicação estavam estampados naquela pauta! Fiquei muito, muito feliz!
   Na reunião de entrega do Registo de Avaliação, a Diretora de Turma comunicou que, pelo meu excelente desempenho, iria para o Quadro de Mérito da Escola. Fiquei encantada!
   Na natação, houve provas, contudo continuo, ainda, de fora... Mas, olhando para trás, passaram os meses, os dias, sofri muito em cada uma das provas realizadas e em que não pude estar presente... Mas já passaram, quero acreditar que neste momento estou mais próxima de poder participar nas provas de natação da próxima época... Assim, já falta pouco!!!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Fim do ano letivo 2015/16

   Olá!
   E o final do ano letivo chegou! Quando fechei o livro da disciplina de Física e Química e disse "Pronto, já estou preparada para o último teste deste ano!", mesmo ainda sem ter o teste feito, senti logo um grande alívio! Quando me deitei, disse à minha mãe que aquela seria a última noite em que dormiria com matéria a passear na minha cabeça e que daí a vinte e quatro horas estaria de "férias". Coloquei aspas porque as férias só começariam quando terminasse, de facto, o ano letivo, mas saber que já não teria mais nenhum livro à minha espera para ser estudado era maravilhoso.
   O teste seria feito no segundo tempo da manhã, isto era outra das coisas que eu gostava, ou seja, despachar os testes logo de manhã. Quando isto não acontecia, as horas que tinha de viver até chegar a hora do teste eram por demais dolorosas. Nunca gostei de testes à tarde...
   Com o final do ano letivo, chegou também um grande alívio para a minha coluna. A cicatriz continua a incomodar-me muito e estar sentada naquelas cadeiras das salas de aula custa muito. Os meus pais continuaram a insistir comigo para pedir aos professores licença para sair um pouco da sala para caminhar um bocadinho e, assim, aliviar, a dor. Mas eu não pedi, não quero que fiquem a olhar para mim...

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Junho de 2016

   Olá, Queridos Leitores!
   E junho entrou, nos primeiros dias deste mês ainda tive muita matéria para estudar. Eu contava os dias, as horas, os minutos para contemplar o fim de mais um ano letivo - estava cansada. Mas claro que era um cansaço bom, pois ele era o resultado do muito estudo que eu dediquei a todas as matérias para, em todas elas, me posicionar no topo da avaliação.
   Devido ao meu desempenho e aproveitamento na disciplina de Matemática, participei no SuperTmatik 2016 e consegui um honroso lugar dentro dos cem primeiros estudantes participantes, entre os mais de trinta e dois mil que participaram. Quando tive conhecimento dos resultados, fiquei super feliz e quando recebi o diploma que atesta essa minha participação fiquei muito orgulhosa do meu trabalho. Eu gosto muito de Matemática, no entanto a disciplina de Português não fica atrás. Aliás, estas são as minhas disciplinas preferidas. Também gosto das outras, mas por estas tenho aquele carinho especial...
   Apesar de tudo o que tem acontecido comigo, continuo a conseguir ultrapassar as barreiras que se colocaram na minha vida e enquanto não tenho permissão para me preparar para subir ao pódio na minha área desportiva, a natação, vou dando o meu melhor na escola. A coluna continua bem, há um dia ou outro em que sinto uma dor aqui, outra acolá, mas não passam de dores musculares. Sempre que um treino é um bocadinho mais puxado, eu sinto logo. Continuo a fazer três treinos por semana e em todos eles dou o meu máximo. Mas, claro, continuo a aguardar dias melhores...

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Maio de 2016

    E as provas de natação foram acontecendo, e eu continuei a não poder nelas participar. Continuei a treinar e a sentir-me muito bem dentro da piscina.
    Na escola tudo corria bem, muitos trabalhos de casa, muitas matérias para estudar... Quando tinha testes seguidos, o estudo tinha de ser mais demorado e intensivo e isso foi-me cansando ao longo do terceiro Período escolar. Com tanta coisa para fazer, num instante chegou o fim do mês de maio.
    Também continuaram a acontecer as consultas de ortodôncia, mensalmente. Os dentes já estão a ficar no seu devido lugar. Quando revejo fotografias que tirei antes de pôr o aparelho, verifico que há já uma grande alteração na minha boca. É mais uma pequena vitória na minha vida. Confesso que às vezes me dá vontade de arrancar o aparelho, mas lá tenho os meus pais a tirarem-me essa ideia da cabeça e a relembrarem-me que o aparelho está a fazer o seu trabalho, logo eu tenho de ter paciência.
E é assim a minha vida, feita de algumas esperas que me causam algum transtorno, mas há que confiar e ter esperança em dias melhores... É o que me dizem todos os que gostam de mim, e eu sei que tem de ser assim!